Publicações

Mestres, C., Munanga, B.J.C., Grabulos, J., and Loiseau, G. (2019). Modeling mixed fermentation of gowé using selected Lactobacillus plantarum and Pichia kluyveri strains. Food Microbiology 84, 1–11. https://doi.org/10.1016/j.fm.2019.103242 (Scopus)

Mestres, C., Munanga, B. J. C., Loiseau, G., Matignon, B., Grabulos, J., and Achir, N. (2017). Modeling cereal starch hydrolysis during simultaneous saccharification and lactic acid fermentation; case of a sorghum-based fermented beverage, gowé. Food Research International 100, 102–111. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0963996917303113?via%3Dihub. (Scopus)

Munanga, B. J. C., Loiseau, G., Grabulos, J., and Mestres, C. (2016). Modeling Lactic Fermentation of Gowé Using Lactobacillus Starter Culture. Microorganisms 4, 44. https://www.mdpi.com/2076-2607/4/4/44. (Scopus)

Sousa, João Baptista Machado., Rodrigues, Mário José da Costa.,  Pedro, Arlindo Emílio Joaquim & Manuel, Afonso Vindassi. (2018). Índice de produção científica dos docentes do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Telos. 20 (3).(450-467). http://ojs.urbe.edu/index.php/telos/article/view/2926. (Web of Science -ESCI).

Sousa, João Baptista Machado & Díaz Fernández, Georgina. (2018). Recursos da web 2.0 no mestrado em ciências da educação no instituto superior de ciências de educação do Huambo. Telos. 20 (1). 82 – 100. http://ojs.urbe.edu/index.php/telos/article/view/911. (Web of Science -ESCI).

Savilombo, Adriano Tchitawe. (2019). O papel do académico na sociedade angolana hoje. Revista Sol Nascente. 15 (129-144). http://www.ispsn.org/sites/default/files/magazine/7.O%20PAPEL%20DO%20ACAD%C3%89MICO%20NA%20SOCIEDADE%20ANGOLANA%20HOJE.pdf.

Savilombo, Adriano Tchitawe. (2018). Potencialidades que oferece a aula para a orientação profissional.  Revista Órbita Pedagógica. 5 (3). (54-61). http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/download/186/167/

Savilombo, Adriano Tchitawe & Guerra Rubio, Luisa María. (2015). La orientación profesional en la República de Angola: una necesidad.  Revista ISLAS. (95-105). http://islas.uclv.edu.cu/index.php/islas/article/view/39

Savilombo, Adriano Tchitawe. (2015). La orientación profesional: un acercamiento a su história.  Revista ISLAS. (152-162).http://islas.uclv.edu.cu/index.php/islas/article/view/68

Delfino, Bartolomeu, Barroso, Hélder, & Bumba, José. (2015). Proposta de orientações metodológicas para a determinação do carácter de uma série numérica por estudantes do primeiro ano de matemática do instituto superior de ciências da educação de huambo, ANGOLA. Revista Órbita Pedagógica. 2(3), (85-96). http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/54.

Delfino, Bartolomeu, & Ruiz, Reinaldo (2015). Orientações metodológicas para o desenvolvimento de habilidades na construção de gráficos de funções nos estudantes do primeiro ano de matemática do instituto superior de ciências de educação – huambo. Revista Órbita Pedagógica. 2(2), (151-160). http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/46

Chinguengue, Ermelinda, Ruiz, Reinaldo, & Delfino, Bartolomeu (2015). Sugestões didácticas para utilizar o método dos coeficientes na determinação de assimptota oblíqua de uma função racional. Revista Órbita Pedagógica. 2(3), (75-84). http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/53

Chinguengue, Ermelinda, Ruiz, Reinaldo, & Delfino, Bartolomeu (2016). O ensino das propriedades de funções trigonométricas inversas seno e co–seno para sua representação gráfica numa perspectiva desenvolvedora. Revista Órbita Pedagógica. 4(1), (103-112). http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/93

Delfino, Bartolomeu, & Ruiz, Reinaldo (2015). Sugestões metodológicas para a resolução de equações irracionais pelo método da monotonia. Revista Órbita Pedagógica. 3(1), (71-78). http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/63

Da Silva, Abel José e Moisés, Irene Jamba Inakulo (2018). Caracterização do processo de ensino e aprendizagem não universitário angolano. Desafios e perspectivas. Revista Sol Nascente. 13. (pp). http://www.ispsn.org/sites/default/files/CARACTERIZA%C3%87%C3%83O%20DO%20PROCESSO%20DE%20ENSINO%20E%20APRENDIZAGEM%20N%C3%83O%20UNIVERSIT%C3%81RIO%20ANGOLANO.pdf

Da Silva, Abel José (2015). Fundamentos y estrutura de la estrategia de superación profesional en psicopedagogía para el mejoramiento del desempeño pedagogico de los docentes de la Universidad José Eduardo dos Santos de la República de Angola. Revista IPLAC. www.revista.iplac.rimed.cu

Da Silva, Abel José (2014). Los problemas y potencialidades en el desempeño de los docentes de la  Universidad José Eduardo dos Santos: punto de partida para su suscripción. Revista Órbita Científica. 20(79) (pp). http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rOrb

Da Silva, Abel José (2012). Fundamentos pedagógicos de la superación psicopedagógica de los docentes universitários en Angola. Revista Varon. 55 (pp). http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar

Wapinda, Matias Chilua., Estrada Doallo, Mário Rafael, &Sousa, João Baptista Machado. (2018). La enseñanza de la disciplina de geometria analítica en la carrera de matemática del ISCED – Huambo con el uso del CAS. Revista Órbita Pedagógica. 5 (2). (77-87). http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/167 (DOAJ & ERIHPLUS).

Quarta, Alberto Kandele & Sousa, João Baptista Machado. (2017). A gestão da biblioteca do instituto superior de ciências de educação do Huambo com recurso as tecnologias de informação e comunicação. Revista Órbita Pedagógica. 4(1). (35-40). http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/86. (DOAJ & ERIHPLUS).

Sousa, João Baptista Machado (2016). Orientações metodológicas para a utilização do Geogebra nas aulas de geometria descritiva. 1 (1). (61-66). https://revistas.utb.edu.ec/index.php/magazine/article/view/43 (Latindex)

Sousa, João Baptista Machado & Kwexila, Jeorgina Lucinda(2015). Tecnologias emergentes: proposta de acções para a sua implementação no processo docente educativo. Revista Órbita Pedagógica. 2(3). (09-16). http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/48. (DOAJ & ERIHPLUS).

Sousa, João Baptista Machado. (2013). A prevenção do VIH/SIDA à luz das Novas Tecnologias. Uma possibilidade à realidade Africana. Revista Sol Nascente. 1 (1 – 5). http://www.ispsn.org/sites/default/files/magazine/articles/N3_Art1.pdf

Sousa, João Baptista Machado & Kwexila, Jeorgina Lucinda(2016). Entornos colaborativos: proposta de acções para a sua implementação no processo docente educativo. Revista Congreso Universidad5 (3). (77 – 88).http://www.congresouniversidad.cu/revista/index.php/rcu/article/view/752

Sousa, João Baptista Machado. (2015). Critério para a selecção de uma plataforma educativa para a formação inicial e permanente de professores do instituto superior de ciências de educação do Huambo. Revista Órbita Pedagógica. 5(2). (29-36). http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/35. (DOAJ & ERIHPLUS).

Publicação em Livros 

Sousa, João Baptista Machado. Diaz Fernández, Georgina. (2015). Fundamentos y principios para la superación en ambientes virtuales. Saarbrucken: Novas Edições Académicas.

Sousa, João Baptista Machado. (2016). Computadores no Ensino. Saarbrucken: Novas Edições Académicas.

Sousa, João Baptista Machado. (2017). Informática Educativa. Saarbrucken: Novas Edições Académicas.

Savilombo, Adriano Tchitawe. (2017). La labor de orientación profesional del profesor de la carrera de ciencias de la educación, opción psicologia, en la Escuela Superior Pedagógica de Bié, República de Angola. La Habana: Editorial Universitária

Delfino, Bartolomeu Chindumbo., Fernando, Euclides da Costa, & Barroso, Hélder Jorge. (2017). Aritmética e Teoria dos Números. Saarbrucken: Novas Edições Académicas.

Delfino, Bartolomeu Chindumbo., Fernando, Euclides da Costa, & Morais, Adelino Sakata. (2018). Análise Matemática para professores. Saarbrucken: Novas Edições Académicas.